segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Não são só jogadores de futebol que saem das Caxinas

Nas Caxinas a vida é feita de mar, gente que sai e não sabe se volta”. Caxinas em Vila do Conde é a maior comunidade piscatória de Portugal. O que conhecemos dela é que é uma terra com gente perigosa, que rouba, que bate, que faz tudo de mal...lembro-me sempre da história sobre o Fábio Coentrão assaltar os colegas de equipa no balneário do Rio Ave...ou então que é uma terra de jogadores de futebol raçudos.

Mas é também uma terra de gente do mar. Gente que luta diariamente pela comida na mesa de casa. Gente aventureira. Gente guerreira. É isso que os Undergredo nos mostram. Como é difícil a vida por lá. Rimas sobre o mar, porque também eles estão relacionados com a pesca. Vidas difíceis e de luta, com a natureza e com os problemas sociais. A droga, o crime...”os gunas das caxinas são fodidos”, disse-me uma vez o Kinotas. Eu nunca meti os pés num concerto de Hip-Hop das Caxinas, não. “E não vão lá se não conheces ninguém, manos, levam logo um tiro”, avisou-me a mim e ao meu amigo Fua o mesmo Kinotas. Mas, ao mesmo tempo, é uma vida familiar, de partilha, de trabalho em conjunto por um único objectivo, a sobrevivência. “Heróis do mar, povo guerreiro”.

Para ouvir em baixo a agressividade de Gunas e a história sincera de Homem do Mar. Hip Hop das Caxinas. Porque não é só o Postiga que sai das Caxinas.

mp3:

blog comments powered by Disqus